ENSINANDO CRIANÇAS DE LARES PROBLEMÁTICOS
Nenhum lar está isento de problemas. Porém, um número cada vez maior de
famílias, em nossos dias são disfuncionais. As famílias entram às vezes em
crise quando um dos pais falta, seja por causa de morte, suicídio, ou divórcio.
Padrões destrutivos também são encontrados até mesmo nos lares em que os dois,
pai e mãe, estão presentes. Alguns pais tão traumatizados por eventos penosos
que viveram no passado que não conseguem satisfazer as necessidades dos filhos.
É enorme o número de crianças obrigadas a viver em ambientes negativos devido
irá crônica, negligência, ou outras formas de abuso.
Procure Entender a Percepção das Crianças de Lares com Problemas
As crianças de lares com problemas são muitas vezes perseguidas por
sentimentos de medo ou desespero. Muitas sentem solidão e isolamento, pensando
que seus problemas são únicos. Elas ficam confusas porque amam os pais, porém
sentem-se geralmente impelidas pelo desejo de obter a aceitação dos pais –
mesmo que essa seja impossível. Quando fracassam em suas tentativas de agradar,
sua falsa culpa (sentir-se mal sobre o que pensam ter feito) se transforma em
vergonha (sentir-se mal sobre quem pensam que são) e acabam convencidas de que
não têm valor.
Fique Atento aos Sintomas das Crianças Magoadas
As crianças de lares com problemas aprendem três regras: NÃO CONFIE /NÃO
SINTA /NÃO FALE. Muitas delas transferem essas regras para o relacionamento
fora de casa. Embora muitos desses meninos e meninas vivam continuamente em um
estado de negação, construindo mundos de fantasia para bloquear os seus
problemas, outros podem torna-se calados, não se comunicando com naturalidade.
Num grupo, essas crianças muitas vezes parecem desatentas ou retraídas. Elas
talvez tenham dificuldade em prestar atenção ou não queiram participar das
atividades. Algumas crianças magoadas podem demonstrar irá ou agressividade.
Outras podem se agarrar ás pessoas ou bancar o palhaço, mostrando sua
necessidade de aceitação e afeto ao solicitar atenção permanente – de maneira
positiva ou negativa.
Um desafio enfrentando pelos que trabalham com crianças é discernir a
razão do comportamento delas.. Precisamos de ajuda do Espírito Santo para
descobrir quais as crianças cujos problemas exigem tratamento especial. Devemos
lembrar que as necessidades de todas as crianças (de todo mundo, por sinal) são
basicamente as mesmas. Todos precisam de respeito e atenção, incentivo e amor.
O professor desempenha às vezes um papel vital como o único adulto capaz de
ajudar crianças carentes, a ver o seu valor aos olhos de Deus.
Permita que Deus use Você para Satisfazer as Necessidades das Crianças
Perturbadas.
1. Planeje sua aula de modo que Cristo seja o tema Central. Ao trabalhar
com crianças necessitadas, compreenda que a melhor maneira de resolver os
problemas delas é fazê-las conhecer a Deus, recebendo Jesus Cristo como
Salvador e Senhor. Evangelize e discipule: apresente às crianças Aquele que irá
acompanhá-las vida a fora para satisfazer cada necessidade.
2. Faça cada criança sentir-se bem-vinda e aceita. Neutralize os
sentimentos de rejeição que as crianças possam ter, cumprimentando cada uma com
um sorriso amigo, uma palavra amável, e a mão no ombro. Demonstre-lhes que você
está contente com a presença delas. Trate cada uma com respeito. O amor de Deus
por nós não se baseia em nossa aparência ou no que fazemos.
3. Torne sua classe um lugar seguro e estável. Para as crianças cuja
situação familiar é caótica, um ambiente agradável e ordeiro, com certa rotina,
pode ser um oásis. Peça ajuda de Deus para capacitá-lo a ser bem–humorado e
mostrar amor.
4. Discipline adequadamente. Os lares com problemas são freqüentemente
caracterizados por padrões de disciplina rígidos, inconsistentes ou
permissivos. Estabeleça, explique e reforce regras simples para classe, com
palavras bondosas, firmes e consistentes. Quando for necessária correção,
critique o comportamento e não a criança. Deixe que esta saiba que você
acredita que ela pode melhorar.
5. Ofereça um programa interessante e desafiador. As crianças com
problemas dificilmente tem oportunidade de participar de divertimentos
saudáveis. Procure envolve-las em atividades criativas que lhes irão estimular
o crescimento. Ajude as crianças carentes a preencher os vazios em sua vida diária,
sugerindo maneiras de passar as horas de lazer ou solidárias em atividades que
agradem ao senhor. Ensine-as a escolher os amigos com sabedoria. Ajude-as a
conhecer livros cristãos. Considere levá-las a passeios e excursões no campo.
6. Modele a vida cristã vitoriosa. Você pode ser o único adulto salvo na
vida de uma criança necessitada. Deixe que os meninos e meninas vejam Cristo em
você. Não tente dar ás crianças a falsa impressão de que você é perfeito; em
vez disso, seja transparente. Quando apropriados, conte as dificuldades que
enfrentou e explique as maneiras como foi ajudado por Deus durante as crises.
7. Ouça as crianças e incentive-as a falar. As crianças que passam por
problemas quase sempre precisam expressar seus temores e preocupações. Fique à
disposição delas e tome tempo para ouvi-las com atenção. Pergunte às crianças
sobre os seus interesses e atividades. Enquanto falam, faça comentários
positivos. Não force detalhes, mas mostre que se importa sinceramente. Ajude as
crianças a pensarem positivamente sobre elas mesmas e a desenvolverem alvos
para o futuro. Ganhe a confiança delas, mantendo em sigilo as informações
recebidas delas.
8. Assegure e encoraje as crianças. Assegure as crianças do amor e
aceitação de Deus. Conte a elas que Ele deseja perdoar e salvar. Ajude-as a
compreender que não precisam sentir culpa quando outros agem errado (membros
mais velhos da família ou vizinho). Faça elas se sentirem especiais e dignas,
elogiando a sua resistência. Compartilhe Escrituras que falem dos planos
especiais de Deus para a vida de cada criança (por exemplo, Jeremias
29.11).
9. Desenvolva confiança. Mostre às crianças, pelas reações consistentes
e piedosas, que você é digno da confiança delas. Evite criticar as crianças ou
os pais. Não desperte as defesas delas nem aumente o conflito que já sentem.
Sentem que fizer uma promessa, não deixe de cumpri-la rapidamente.
10. Ensine às crianças versículos-chave aos quais possam recorrer. Os
meninos e meninas em situações difíceis precisam saber o que é errado e como
agir certo. Eles necessitam do consolo das promessas de Deus. Ajude-os a
guardar no coração versículos que falem dos padrões de Deus e os assegure do
Seu amor e proteção.
11. Ore com as crianças e pro elas. As crianças de lares com problemas
muitas vezes se sentem engaioladas, solitárias e com medo. Ajude-as a
compreender que Deus está sempre vigilante e atento. Encoraje-as a se voltarem
para Ele quando precisarem de ajuda. Mostre sua preocupação sincera, ore pelas
necessidades especificas das crianças.
Estabeleça uma Política para tratar dos Problemas Graves de abuso
Uma criança pode precisar de mais ajuda do que você pode dar. Prepare
uma política-padrão para tratar dos casos de abuso severo. Se achar que uma
criança está sendo fisicamente maltratada ou abusada sexualmente, é necessário
notificar às autoridades. Consulte o seu supervisor ou Pastor. Ajude a criança
a compreender que você tem a responsabilidade de protegê-la. Assegure-a do seu
amor e apoio contínuos.
Fonte: Blog da Tia Débora
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