A DISCIPLINA E SUAS IMPLICAÇÕES:
O
que significa Disciplina?
É um treinamento que ajuda as crianças
a obedecerem regras, desenvolvendo assim o seu autocontrole. Ela as prepara
para serem aprendizes ou discípulos. O termo hebraico para disciplina ou
treinamento usado com freqüência em Provérbios significa “estreitar ou cercar”.
Disciplina é ensinar às crianças os limites do comportamento adequado e a
prática dos mandamentos de Deus em sua vida.
Mediante
a disciplina, ajudamos meninos e meninas a aprenderem a sentar-se em silêncio e
ouvirem atentamente; a sentirem e mostrarem respeito pelos pais e professores,
e por Deus e a sua Palavra; a ficarem em fila a caminho do recreio e a
esperarem a sua vez de tomar o lanche; a participarem harmoniosamente com
outros nas músicas, artes e jogos.
A
disciplina ajuda as crianças a respeitarem outros e a apreciarem a ordem. Ela
forma a mentalidade e o caráter, de modo que possam vir a tornar-se membros
cooperativos e construtivos da sociedade; assim como seguidores dedicados e
perseverantes de Cristo.
Deus,
nosso Disciplinador Amoroso.
Nosso exemplo de disciplina é o
próprio Deus. Apesar de nos ver como somos, com todo o nosso pecado, Deus
escolheu amar-nos. Ele não esperou até que atingíssemos aos seus padrões, mas
tomou a iniciativa, tomando providencias para a nossa salvação (Romanos 5.8).
Ele continua a amar-nos, com firmeza e imparcialidade, sem levar em conta a
nossa condição. Ainda antes de sermos salvos, Ele nos atrai para si, mesmo. Uma
vez que recebemos Jesus como Salvador, Deus começa a tratar conosco como um Pai
amoroso, treinando – discipulando – para nos ajudar crescer, sempre com o nosso
bem-estar em mente (Hebreus 12.7-11).Suprindo as Necessidades com o Amor de
Deus.
A Base
da Disciplina.
Quando respondemos à disciplina de Deus,
permitindo que supra as nossas necessidades, nos libertamos para satisfazer as
necessidades de outros. Podemos prover melhor disciplina para outros quando
estamos seguros no amor de Deus e buscando o controle de seu Espírito. Podemos
então disciplinar a nós mesmos, a fim de preparar bem nossa lições e prover um
ambiente ordeiro e estimulante para os outros. Um ambiente em que suas
necessidades básicas, tais como aceitação, aprovação, segurança e sentimento de
realização sejam satisfeitas.
Veja algumas orientações praticas:
Ø
Peça a Deus para ajudar você a apreciar cada
criança como ela é, não importa quão difícil ou indigna de amor.
Ø
Mostre a cada uma a sua aceitação e aprovação de
maneira observável.
Ø
Trate cada criança com dignidade e bondade, como
se dizendo: “Você é especial; gosto de Você”.
Ø
Mostre a
sua apreciação com um sorriso, algumas palavras amáveis, um carinho no ombro.
Ø
Seja
sempre cordial e positivo.
Ø
Seja agradável, mas não permissivo. Você supre a necessidade
de segurança e estabilidade do aluno provendo estatura, espere então
obediência.
Ø
Ajude as
crianças a compreenderem que ao estabelecer e reforçar as regras, você está
mostrando respeito por elas como pessoas. Ao obedecer as regras, as crianças estão
mostrando respeito por si mesmas, umas pelas outras, por você e por Deus.
Ø
Ore também
pedindo sabedoria para satisfazer as necessidades de auto-estima dos alunos.
Que atividades podem dar a eles oportunidades
de participarem com sucesso?
Inclua perguntas, jogos, artes, etc., que os faça
sentir, “Eu posso fazer isso!” A seguir, reforce o sucesso aplaudindo livre,
mas sinceramente, um trabalho bem feito – ou até uma tarefa que tenha sido
tentada com entusiasmo.
Como
lidar com os Problemas de Disciplina.
Nunca
permita que uma criança domine a classe. Se ela recusar-se absolutamente a
colaborar, lide individualmente com a mesma. Permaneça calmo. Fale
bondosamente. Mas, seja firme. Peça à criança que lhe diga o que fez e não
porque fez. (Ela geralmente não saberá dizer-lhe o porquê). Se recusar
responder, diga o que você viu. Deixe então que explique, se puder, porque tal
comportamento não é a aceitável. Mostre a ela o comportamento que espera agora
e no futuro.A criança precisa às vezes sofrer as conseqüências de um ato. Por
exemplo, se Célia derruba deliberadamente cola na mesa, pode ser bom para ela
limpar a mesa. Em casos extremos você pode pedir para que pense a respeito e
volte outro dia. Peça sabedoria a Deus para equilibrar as necessidades da
criança problemática com os melhores interesses das outras crianças em sua
sala.
Princípios
Práticos para Disciplinar a sua Classe como Deus quer.
Ø
Conheça as
características básicas da faixa etária que ensina, e veja cada criança como um
individuo único.
Ø
Interceda por elas (1 Jo 5.14-15).
Ø
Ore a favor de cada criança pelo nome.
Ø
Peça ao Espírito Santo que opere na vida das
crianças, atraindo-as para si mesmo, primeiro para a salvação e depois para a
maturidade em Cristo.Estabeleça padrões positivos (Filipenses 3.12-14).
Ø
Faça regras simples e em pequeno número, sempre
baseadas em princípios bíblicos.
Ø
Dê
instruções cuidadosas.
Ø
Deixe que os alunos saibam que a desobediência
terá conseqüências.
Ø
Seja cuidadoso com o castigo pelas infrações.
Ø
Lembre-se,
um professor deve sempre cumprir a sua palavra.
Ø
Quando você cometer um erro, esteja disposto a
admiti-lo.
Ø
Controle o ambiente de aprendizado (1 Coríntios
14.40) .
Ø
Verifique se a sala de aula é atraente: decoração
alegre, temperamento confortável, mobília arranjada de acordo com as
atividades.
Ø
Considere os arranjos das cadeiras em relação a
prováveis problemas de disciplina.
Ø
Fique
atento as possibilidade de mudança de condições e faça os ajustes necessários.
Ø
Examine a sua própria vida quanto à disciplina
(Salmo 139.1,23-24). Você está crescendo como cristão? Está aperfeiçoando as
suas habilidades de ensino para que possa manter disciplina com confiança? Você
é um bom modelo?
Ø
Planeje o seu tempo e lições cuidadosamente (2
Timóteo 2.15).
Ø
Considere a seguinte equação: “Oração + preparo
adequado + apresentação apropriada = disciplina esperada”.
Ø
Fortaleça o seu ensino com oração e estudo.
Ø
Chegue
cedo e verifique se todo o equipamento, recursos visuais e materiais a serem
distribuídos estão prontos.
Ø
Não
permita que as aulas, sejam monótonas; planeje diversão e inclua surpresas
ocasionais.
Ø
Ame as crianças e ouça o que elas dizem (João
13.1b).
Ø
Olhe por baixo da superfície e aceite cada
criança como é.
Ø
Estabeleça o tom cumprimentando cada criança cordialmente.
Ø
Ouça o que
elas dizem e como dizem; à medida que aprender como a criança se sente, poderá
descobrir a razão para seus atos.
Ø
Nunca envergonhe uma criança.
Ø
Sempre que possível, responda positivamente aos
comentários das crianças, usando até os irrelevantes de maneira criativa para
voltar à lição.
Ø
Ofereça palavras de encorajamento a cada criança.
Ø
Envolva cada aluno (Tiago 1.22).
Ø
Planeje atividades que exijam participação.
Ø
Seja
sensível às personalidades e capacidades individuais.
Ø
Nunca exponha a criança ao ridículo.
Ø
Peça
sabedoria a Deus para lidar com algumas que constantemente querem se exibir e
com outros que se recusam a colaborar.
Ø
Nunca perca o autocontrole. Você não vai ter
controle sobre a classe se perder a calma (Provérbios 14.17-29/ 15.1-18/
16.32).
Ø
Seja calmo, porém entusiasta – controlado pelo
Espírito. O entusiasmo é contagioso e da vida a uma aula.
Ø
Evangelize e eduque (Mateus 18.14/28.20;
Provérbios 22.6).
Ø
Leve as crianças ao Senhor. Depois ensine a elas
a Palavra para que seu caráter se aperfeiçoe.
Fonte: Bíblia de Recursos para o Ministério com
Crianças - Editora Hagnos
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