sexta-feira, 5 de abril de 2013

A Disciplina e suas implicações


             A DISCIPLINA E SUAS IMPLICAÇÕES:
           O que significa Disciplina?
          É um treinamento que ajuda as crianças a obedecerem regras, desenvolvendo assim o seu autocontrole. Ela as prepara para serem aprendizes ou discípulos. O termo hebraico para disciplina ou treinamento usado com freqüência em Provérbios significa “estreitar ou cercar”. Disciplina é ensinar às crianças os limites do comportamento adequado e a prática dos mandamentos de Deus em sua vida.
           Mediante a disciplina, ajudamos meninos e meninas a aprenderem a sentar-se em silêncio e ouvirem atentamente; a sentirem e mostrarem respeito pelos pais e professores, e por Deus e a sua Palavra; a ficarem em fila a caminho do recreio e a esperarem a sua vez de tomar o lanche; a participarem harmoniosamente com outros nas músicas, artes e jogos.
          A disciplina ajuda as crianças a respeitarem outros e a apreciarem a ordem. Ela forma a mentalidade e o caráter, de modo que possam vir a tornar-se membros cooperativos e construtivos da sociedade; assim como seguidores dedicados e perseverantes de Cristo.
Deus, nosso Disciplinador Amoroso.
          Nosso exemplo de disciplina é o próprio Deus. Apesar de nos ver como somos, com todo o nosso pecado, Deus escolheu amar-nos. Ele não esperou até que atingíssemos aos seus padrões, mas tomou a iniciativa, tomando providencias para a nossa salvação (Romanos 5.8). Ele continua a amar-nos, com firmeza e imparcialidade, sem levar em conta a nossa condição. Ainda antes de sermos salvos, Ele nos atrai para si, mesmo. Uma vez que recebemos Jesus como Salvador, Deus começa a tratar conosco como um Pai amoroso, treinando – discipulando – para nos ajudar crescer, sempre com o nosso bem-estar em mente (Hebreus 12.7-11).Suprindo as Necessidades com o Amor de Deus.
A Base da Disciplina.
Quando respondemos à disciplina de Deus, permitindo que supra as nossas necessidades, nos libertamos para satisfazer as necessidades de outros. Podemos prover melhor disciplina para outros quando estamos seguros no amor de Deus e buscando o controle de seu Espírito. Podemos então disciplinar a nós mesmos, a fim de preparar bem nossa lições e prover um ambiente ordeiro e estimulante para os outros. Um ambiente em que suas necessidades básicas, tais como aceitação, aprovação, segurança e sentimento de realização sejam satisfeitas.
Veja algumas orientações praticas:
Ø  Peça a Deus para ajudar você a apreciar cada criança como ela é, não importa quão difícil ou indigna de amor.
Ø  Mostre a cada uma a sua aceitação e aprovação de maneira observável.
Ø  Trate cada criança com dignidade e bondade, como se dizendo: “Você é especial; gosto de Você”.
Ø   Mostre a sua apreciação com um sorriso, algumas palavras amáveis, um carinho no ombro.
Ø   Seja sempre cordial e positivo.
Ø  Seja agradável, mas não permissivo. Você supre a necessidade de segurança e estabilidade do aluno provendo estatura, espere então obediência.
Ø   Ajude as crianças a compreenderem que ao estabelecer e reforçar as regras, você está mostrando respeito por elas como pessoas. Ao obedecer as regras, as crianças estão mostrando respeito por si mesmas, umas pelas outras, por você e por Deus.
Ø   Ore também pedindo sabedoria para satisfazer as necessidades de auto-estima dos alunos.
 Que atividades podem dar a eles oportunidades de participarem com sucesso?
Inclua perguntas, jogos, artes, etc., que os faça sentir, “Eu posso fazer isso!” A seguir, reforce o sucesso aplaudindo livre, mas sinceramente, um trabalho bem feito – ou até uma tarefa que tenha sido tentada com entusiasmo.
Como lidar com os Problemas de Disciplina.
 Nunca permita que uma criança domine a classe. Se ela recusar-se absolutamente a colaborar, lide individualmente com a mesma. Permaneça calmo. Fale bondosamente. Mas, seja firme. Peça à criança que lhe diga o que fez e não porque fez. (Ela geralmente não saberá dizer-lhe o porquê). Se recusar responder, diga o que você viu. Deixe então que explique, se puder, porque tal comportamento não é a aceitável. Mostre a ela o comportamento que espera agora e no futuro.A criança precisa às vezes sofrer as conseqüências de um ato. Por exemplo, se Célia derruba deliberadamente cola na mesa, pode ser bom para ela limpar a mesa. Em casos extremos você pode pedir para que pense a respeito e volte outro dia. Peça sabedoria a Deus para equilibrar as necessidades da criança problemática com os melhores interesses das outras crianças em sua sala.


Princípios Práticos para Disciplinar a sua Classe como Deus quer.
Ø  Conheça  as características básicas da faixa etária que ensina, e veja cada criança como um individuo único.
Ø  Interceda por elas (1 Jo 5.14-15).
Ø  Ore a favor de cada criança pelo nome.
Ø  Peça ao Espírito Santo que opere na vida das crianças, atraindo-as para si mesmo, primeiro para a salvação e depois para a maturidade em Cristo.Estabeleça padrões positivos (Filipenses 3.12-14).
Ø  Faça regras simples e em pequeno número, sempre baseadas em princípios bíblicos.
Ø   Dê instruções cuidadosas.
Ø  Deixe que os alunos saibam que a desobediência terá conseqüências.
Ø  Seja cuidadoso com o castigo pelas infrações.
Ø   Lembre-se, um professor deve sempre cumprir a sua palavra.
Ø  Quando você cometer um erro, esteja disposto a admiti-lo.
Ø  Controle o ambiente de aprendizado (1 Coríntios 14.40) .
Ø  Verifique se a sala de aula é atraente: decoração alegre, temperamento confortável, mobília arranjada de acordo com as atividades.
Ø  Considere os arranjos das cadeiras em relação a prováveis problemas de disciplina.
Ø   Fique atento as possibilidade de mudança de condições e faça os ajustes necessários.
Ø  Examine a sua própria vida quanto à disciplina (Salmo 139.1,23-24). Você está crescendo como cristão? Está aperfeiçoando as suas habilidades de ensino para que possa manter disciplina com confiança? Você é um bom modelo?
Ø  Planeje o seu tempo e lições cuidadosamente (2 Timóteo 2.15).
Ø  Considere a seguinte equação: “Oração + preparo adequado + apresentação apropriada =  disciplina esperada”.
Ø  Fortaleça o seu ensino com oração e estudo.
Ø   Chegue cedo e verifique se todo o equipamento, recursos visuais e materiais a serem distribuídos estão prontos.
Ø   Não permita que as aulas, sejam monótonas; planeje diversão e inclua surpresas ocasionais.
Ø  Ame as crianças e ouça o que elas dizem (João 13.1b).
Ø  Olhe por baixo da superfície e aceite cada criança como é.
Ø  Estabeleça o tom cumprimentando cada criança cordialmente.
Ø   Ouça o que elas dizem e como dizem; à medida que aprender como a criança se sente, poderá descobrir a razão para seus atos.
Ø  Nunca envergonhe uma criança.
Ø  Sempre que possível, responda positivamente aos comentários das crianças, usando até os irrelevantes de maneira criativa para voltar à lição.
Ø  Ofereça palavras de encorajamento a cada criança.
Ø  Envolva cada aluno (Tiago 1.22).
Ø  Planeje atividades que exijam participação.
Ø   Seja sensível às personalidades e capacidades individuais.
Ø  Nunca exponha a criança ao ridículo.
Ø   Peça sabedoria a Deus para lidar com algumas que constantemente querem se exibir e com outros que se recusam a colaborar.
Ø  Nunca perca o autocontrole. Você não vai ter controle sobre a classe se perder a calma (Provérbios 14.17-29/ 15.1-18/ 16.32).
Ø  Seja calmo, porém entusiasta – controlado pelo Espírito. O entusiasmo é contagioso e da vida a uma aula.
Ø  Evangelize e eduque (Mateus 18.14/28.20; Provérbios 22.6).
Ø  Leve as crianças ao Senhor. Depois ensine a elas a Palavra para que seu caráter se aperfeiçoe.
Fonte: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - Editora Hagnos

Read more: 
http://ensinobiblicoinfantilnani.blogspot.com/2010/10/mantendo-disciplina-na-classe.html#ixzz2OgwlFVZB

Nenhum comentário:

Postar um comentário